Seguidores

Congada da Vila João Vaz

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Festa do Cururuquara

“Samba do cururuquara”
O grupo de Samba de Bumbo do Cururuquara é formado pelos descendentes de ex-escravos que habitavam o bairro Cururuquara, localizado a 15 quilômetros do centro de Santana de Parnaíba. De acordo com os estudiosos do tema, o samba de bumbo ou samba rural paulista nasceu nas fazendas cafeeiras do Vale do Paraíba e do Oeste Paulista e foi levado para Santana de Parnaíba, localizada a 35 km da cidade de São Paulo, pelos negros que migraram para essa região.
Em Santana de Parnaíba, a notícia mais antiga que se tem do samba de bumbo é, de acordo com a memória oral, a festa realizada para comemorar a abolição da escravidão, em 1888. Nesta ocasião, os negros reuniram-se na Capela de Santa Cruz, no bairro do Cururuquara, atual capela menor de São Benedito, e ali ficaram por quatro dias tocando o samba de bumbo, comemorando sua liberdade e uma doação de terras que receberam de um de seus ex-senhores, o fazendeiro Manuel Bueno de Oliveira. Na mesma oportunidade, os libertos plantaram 8 palmeiras, das quais 4, ainda hoje, encontram-se no local, dando-lhe o nome de Largo das Palmeiras. Esta festa acontece anualmente no bairro.
Há alguns anos, esses descendentes dos escravos que la viviam perderam suas terras e foram obrigados a deixar o bairro, mas todos os anos voltam à "Capela dos escravos" para louvar a São Benedito comemorando a libertação. Ao passar do tempo, o Samba também foi perdendo seu espaço na festa, de uns anos pra cá chegou a ter no "cronograma" da festa apenas 30 minutos..........este ano conseguimos mobilizar os atuais moradores do bairro sobre a real importância do Samba nessa festa, e assim conseguimos que novamente o Samba comece e não tenha horário para terminar........entrando madrugada adentro........vamos contar também com todos os grupos tradicionais de Samba de Bumbo do estado e grupos que estudam esta linda manifestação tipicamente paulista!!!

"Foi na porta da capela
eu plantei oito coqueiro
eu sambei a noite inteira
pra saudar o padroeiro!!!"

"João Mário Machado"
11-8578-2899 —

Nenhum comentário:

Postar um comentário