Seguidores

Congada da Vila João Vaz

domingo, 6 de maio de 2012





Programa Corpopular: intersecções culturais apresenta...

Irmandade Negra em Movimento

19 de maio



“Irmandade Negra em Movimento” é o segundo evento do programa Corpopular – Intersecções Culturais e conta a participação especial do Terno de Congo 13 de maio, o Terno Catupé Marinheiro e o Terno de Moçambique N. S. do Rosário, todos da cidade de Goiânia, que realizarão um cortejo de Congada pelas mediações do Câmpus I.
O Evento organizado pelo (Ve)lhaco – Laboratório de História e Artes do Corpo, conta ainda com a presença da Profa. Dra. Marianna Francisca Martins Monteiro do Instituto de Artes da Unesp e do Prof. Dr. Alex Ratts, Coordenador do Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás (LaGENTE/IESA/UFG)


Sobre a Programação


Com atividades voltadas para educadores, estudantes e pesquisadores, o evento inicia-se às 15 horas do dia 19 de maio, no auditório da Faculdade de Educação, com a palestra “Dança Popular: espetáculo e devoção”, em que a partir de referenciais históricos, Marianna Monteiro investiga os processos formativos das danças populares do país, entre as quais o congo, e propõe um novo olhar tanto no que diz respeito às suas características como nas relações entre cultura erudita e popular.

Na sequência o professor Alex Ratts propõem uma roda de conversa sobre a Congada em Goiânia com a participação de Mestres Congadeiros.

O evento se encerra com um grande cortejo dos três ternos convidados pelas mediações do Câmpus I.

Informações: corpopular@gmail.com
8111-7335 (Vinicius)

Nenhum comentário:

Postar um comentário