Seguidores

Congada da Vila João Vaz

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Festa da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Foi com objetivo de divulgar um patrimônio tombado no bairro Penha de França, que vem se realizando durante o mês de junho, a Festa da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, patrimônio construído por descendentes africanos mantidos em regime de escravidão no início do século XIX.
Com o tema “210 anos de Patrimônio e História”, a Festa, já na sua 11ª edição vem agregando diversas atividades populares transformando o Largo do Rosário em um importante espaço sagrado e de interação sociocultural. A Festa se inicia com o levantamento do Mastro no dia 2 de junho, e segue, às quartas-feiras, com palestras sobre questões ligadas à cultura, religiosidade, história e memória afro-brasileira. E aos sábados, encontros culturais de samba, cultura paulista caipira, música sacra e exposições de trabalhos de organizações sociais e artistas. No domingo dia 17 de junho é o grande encontro das Pastorais Afros, Congadas, Marujada, Folia de Reis, Moçambiques e Maracatu de várias regiões de São Paulo, que acompanham a missa afro e a procissão, cantam e dançam para homenagear os santos padroeiros da Igreja e para a coroação do Rei e da Rainha do Congo de 2012. Seguindo a tradição dia 30 de junho ocorre a retirada do mastro marcando o final da Festa na Penha.

Local:
Toda a programação ocorrerá no Largo do Rosário, Centro da Penha de França.

Programação: (programação sujeita a alteração)

Dia 2/06 – Levantamento do mastro marcando o início dos festejos e Feira cultural com apresentações musicais, teatro de rua, exposição e feira de livros.
Dia 6/06 – Palestra, tema: 1;
Dia 9/06 – Roda de Samba;
Dia 13/06 – Palestra, tema: 2;
Dia 16/06 – Dia de Ação Socioambiental e Festa Caipira, atividades organizadas por entidades da Rede Social Penha;
Dia 17/06 – Apresentação de grupos de cultura popular; almoço comunitário; procissão e coroação do Rei e da Rainha do Congo;
Dia 20/06 – Palestra, tema: 3;
Dia 23/06 – Apresentações de corais e orquestra de música sacra;
Dia 27/06 – Palestra, tema: 4;
Dia 30/06 – Retirada do mastro sinalizando o fim da Festa com a Congada da Paróquia Jesus Adolescente.

Horário: todas as atividades aos sábados e domingo ocorrerão entre às 9hs e 17h, já as palestras ocorrerão entre às 19h e 22h.

Contato e informações:
11 2306-3369

E-mail: largodorosario.penha@gmail.com
Blog: largodorosario.blogspot.com
YouTube: Tribufu – MCP ouhttp://www.youtube.com/user/freirepatricia?ob=0&feature=results_main

Fonte: http://largodorosario.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário