Seguidores

Congada da Vila João Vaz

sábado, 16 de janeiro de 2010

PATRONO DA CONGADA VILA JOÃO VAZ - PEDRO CASSIMIRO


UM GRANDE PERSONAGEM DA HISTÓRIA DA CONGADA GOIÂNA


SE FOSSE REALIZADA UMA PESQUISA SOBRE O HOMEM MAIS LEMBRADO NA CONGADA GOIANA CERTAMENTE SERIA PEDRO ALVES CASSIMIRO, UM DOS MAIS INDICADOS, CONHECIDO POR TODOS COMO Sr PEDRO CASSIMIRO.




Goiano nascido em Três Ranchos, sempre dedicado e apaixonado pela congada, a história de seu Pedro Cassimiro teve inicio em 1928, quando começou a dançar congada em Três Ranchos e Catalão, onde começava a se revelar como um futuro e grande capitão de congadas . Porém por sempre participar movimentos festivos de congadas e religiosos , seu conhecimento sobre esta cultura vem desde a sua infância.
Em Três Ranchos depois de se tornar capitão, fundou ternos de congada e formou vários capitães, em Catalão bastante conhecido como um dos pioneiros da festa do Rosário, fundou terno de congada e incentivou vários a seguir o movimento cultural
Por volta do ano 1965, Pedro cassimiro mudou-se para Goiânia para trabalhar. Lá, Pedro Cassimiro junto com seu filho mais velho , conheceu o sr José Tampinha em um o setor com nome de Vila JoãoVaz, onde existia um grupo de congadeiros de Catalão, que trabalhavam em um frigorífico em Goiânia, e nos finais de semana treinavam em uma de suas residências para a festa de sua cidade (Catalão). Pedro Cassimiro seu filho, e o sr Jose Tampinha, tiveram a ideia de fazer a primeira festa de congada da Vila João Vaz , fundada então em 1970 e teve como anfitrião o terno de congada verde e preto tendo o Sr Pedro Cassimiro como o 1º capitão, neste terno Seu Pedro fez historia em Goiânia em algumas cidades do Estado, e em Catalão onde este terno foi registrado por ele como membro da irmandade do Rosário daquela cidade. Pedro cassimiro após ter formado vários capitães e muitos soldados de congada , adquiriu muitos amigos e seguidores , pois era companheiro , conselheiro experiente benzedor.
Desde então Sr Pedro Cassimiro nunca deixaria a congada , mais percebeu que precisaria fazer mais , foi então que em 1995 , junto com a sua segunda esposa (Dona Florinda) resolveram a formar um terno de catupé marinheiro de vestimentas na cor vermelho e preto, com intuito de crescer mais a festa de sua região.


Aqui registramos nossa homenagem a essa figura histórica da congada goiana e, quem sabe do Brasil.


Antônio Alves Neto.

2 comentários:

  1. N]ao tive a opotunidade de conhece-lo mas sei que é uma figura muito importante para congada.

    ResponderExcluir
  2. esse negocio da congada e muito enterreçante

    ResponderExcluir